A Baia da Ilha Grande é um dos melhores lugares do Brasil para prática do mergulho com equipamentos. São mais de 50 pontos entre costões de ilhas, parcéis, lajes e naufrágios.

Principais Pontos de Mergulho

Clique nos Pontos e conheça um pouco mais sobre os locais de mergulho

1

Ilha Sandri

2

Ilha Comprida

3

Ilha do Brandão Ilha Josefa, Ilha Redonda, Ilha do Papagaio, Ilha Búzios, Ilha das Cobras

4

Laje dos Coronéis, Parcel dos Coronéis

5

Ilha Imboassica, Ilhas Queimada Grande e Pequena,, Laje Zatin

6

Ilha Botinas, Ilha dos Porcos

7

Laje Preta

8

Naufrágio Bezerra de Menezes, Laje dos Homens

9

Ilha dos Macacos

10

Naufrágio Pinguino

11

Naufrágio Califórnia

12

Caverna do Acaiá

13

Laje de Matariz


Tipos de Mergulho

Autônomo: Mergulho feito com equipamento. Requer curso ou se faz batismo, que é o mergulho para quem não tem curso,  é feito de mãos dadas com o instrutor. 

Snorkel: Feito somente com máscara e nadadeiras, onde se observa da superfície o fundo o mar.

Apnéia: Mergulho sem o auxílio de fonte de ar. O mergulhador vai ao fundo somente com a reserva de ar de seus pulmões.

 


Conheça um pouco mais sobre estes pontos de mergulho

Ilha do Brandão, Ilha Josefa, Ilha Redonda Ilha do Papagaio, Ilha de Búzios e Ilha das Cobras : As ilhas de Búzios e Cobras, possuem características semelhantes, pois você mergulha nos parcéis que estão estão junto a estas ilhas. São pedras sobrepostas formando passagens, numa profundidade que varia entre 4 e 12 metros.

Nas ilhas do Brandão, Josefa,  Redonda e Papagaio  o mergulho é feito em costão. Onde podemos observar uma grande quantidade  de esponjas, corais e peixes multicoloridos de pequeno porte.
Profundidade variando entre 0 e 8 metros.

Laje dos Coronéis e Parcel dos Coronéis : O Parcel dos Coronéis é um dos pontos mais belos da Baía da Ilha Grande. A sua inúmera formação de passagens forma um verdadeiro labirinto. Com uma profundidade que varia entre 8 e 30 metros, este ponto  só permite a prática do mergulho autônomo, sendo que um dia se torna pouco para conhecer toda sua beleza.

Ilha Imboassica, Ilhas Queimadas (grande e Pequena) e Laje Zatim : Profundidade entre 0 e 12 metros. A grande quantidade de corais, esponjas e peixes de pequeno porte são as principais características destes pontos de mergulho em costão.

Ilhas Botinas e Ilha dos Porcos : Estes pontos são excelentes para a prática do snorkel e autônomo. Com profundidade entre 0 e 8 metros e águas muito claras.

Laje Preta : Outro ponto de mergulho em costão. Profundidade variando entre 4 e 12 metros, a partir daí a água se torna muito fria e escura.

Naufrágio Bezerra de Menezes e Laje dos Homens : O vapor Bezerra de Menezes é um navio brasileiro que naufragou na Baía de Angra, nas proximidades da ponta da cidade, no ano de 1860.

Naufrágio Pinguino : Cargueiro Panamenho de 70 metros, afundado em 1967, ainda permanece inteiro e permite  ao mergulhadores passear por seus compartimentos( 3 porões, sendo 2 de vante e 1 de ré, praça de máquina e cabine de comando), sendo por isso um dos pontos mais procurados. A profundidade varia entre 15 e 20 metros.

Naufrágio Califórnia: Outro navio Brasileiro naufragado em 1866, na enseada de Araçatiba próximo a Praia Vermelha na Ilha Grande.

Laje de Matariz : Está localizada entre 6 e 10 metros. Tem como atrativo principal um helicóptero afundado.